O laboratório de informática tem como proposta servir de apoio ao trabalho do professor de sala de aula. Visa intensificar o uso das TIC's (Tecnologia da Informação e Comunicação) na perspectiva da construção da aprendizagem junto ao desenvolvimento do aluno.
Nossa clientela é formada por alunos de 1º ao 5º anos do ensino fundamental das séries iniciais.
Romero Britto (1963) é um famoso pintor e artista plástico
brasileiro. Radicado em Miami, nos EUA, ficou conhecido pelo seu estilo
alegre e colorido, por apresentar uma arte pop, despojada da estética
clássica e tradicional. É considerado um dos artistas mais prestigiados
pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro mais bem sucedido
fora do Brasil.
Romero Britto (1963) nasceu no Recife, Pernambuco,
no dia 6 de outubro de 1963. Começou seu interesse pelas artes na
infância, quando usava sucatas, papelões e jornais para exercitar a sua
criatividade. Eram tempos de pobreza e muitas limitações na cidade do
Recife. Romero Britto também começou nessa época a usar a grafitagem, o
que foi de grande influência em seu trabalho.
Iniciou o curso de
Direito na Universidade Católica de Pernambuco, mas depois viajou aos
Estados Unidos e lá estabeleceu-se como artista de sucesso até hoje.
É
muito influenciado pela estética cubista, e tem Picasso como um grande
mestre. Seu estilo vibrante e alegre, com cores fortes e impactantes fez
com que sua obra tivesse forte ligação com a publicidade. O artista já
mostrou o seu talento pintando para uma campanha publicitária da marca
de vodca sueca Absolut, para as latas de refrigerante da Pepsi Cola, e
redesenhou personagens de Walt Disney.
Muitas celebridades admiram
a obra de Romero Britto, como Arnold Schwarzenegger, Madonna, os
ex-presidentes Bill Clinton, Fernando Henrique Cardoso, Carlos Menem,
respectivamente dos EUA, Brasil e Argentina. Suas coleções estão
presentes em diversas galerias do mundo inteiro.
Dentre outras
realizações, merece destaque a criação dos selos postais que levam o
nome de Esportes para a paz, sobre as olimpíadas de Beijing. Outra
criação importante é uma pirâmide que esteve instalada no Hide Park, em
Londres, com uma altura similar a de um prédio de quatro andares. A obra
deverá ser encaminhada para o museu da criança, na cidade do Cairo, no
Egito.
Suas pinturas estão presentes em importantes aeroportos do
mundo inteiro, como os de Washington DC, Nova York e Miami. Vale citar
outros locais onde se pode ver e apreciar as suas obras: Montreux Jazz
Raffles le Montreux Palace Hotel e Azul Basel Children’s Hospital, ambos
na Suíça, e o Sheba Sheba Medical Center, Tel Aviv, em Israel.
Romero
Britto foi homenageado pela escola de samba carioca Renascer no desfile
do carnaval de 2012. O enredo abordou sua história, o colorido e a
alegria de sua obra.
Hoje, o pintor vive em Miami, cidade na qual possui grande identificação. É casado e tem um filho.
Assista este vídeo:
Veja algumas de suas obras:
Releitura obra de arte Flower Romero Britto e Reciclagem Divertida
Vamos direcionar uma releitura super divertida com as crianças?
Com pouco material e muita criatividade seus alunos produzirão lindas
obras de arte para exposição nos trabalhos de início ou término do
Projeto Primavera, inspirados em Romero Britto ou Van Gogh.
Materiais:
Forminhas de brigadeiros ou docinhos ( as que foram usadas no último evento escolar e você não jogou no lixo.
Giz de cera, lápis de cor e canetinhas
Cola
Folha de ofício
Sobras de papel ou E.V.A
Esta releitura tem base na pintura Flower do artista Romero Britto, mas você pode inspirar-se também no quadro 12 girassóis de Van Gogh.
De qualquer modo o trabalho ficará simples e lindo!
Vamos aprender a fazer?
Comece recortando círculo coloridos e
colando no centro das forminhas de brigadeiro para que pareçam pequenas
florzinhas com botões coloridos.
Desenhe um pequeno vaso no ofício e recorte
Trace uma linha no centro e cole seu vaso.
Escolha os detalhes da pintura de acordo com a obra de Romero Britto, ou inspire-se em outros estilos.
Pinte e cole as flores de forma de brigadeiro.
Agora, basta escrever seu nome e exibir sua obra
Aula disponível em http://www.jardimdafantasia.org/2015/08/releitura-obra-de-arte-flower-romero-britto-reciclagem-divertida.html
A ESCOLA E AS DIFERENÇAS
Não há melhor lugar do que a escola para exercitar e formar a consciência da inclusão. É aqui que se encontram as pessoas de todas as famílias, de toda a comunidade, com todas as crenças, com a beleza da diversidade cultural, de todas as cores. Não digo raça, pois acredito sermos todos da raça mesma raça: a humana. variações de cor, tamanho, peso são detalhes que tornam a nossa raça tão interessante!
Nesse contexto, podemos falar sobre uma educação capaz de oferecer a todos uma oportunidade para conviver e respeitar a diversidade e promover ao mesmo tempo a igualdade, distinguindo o que deve ser nivelado e o que deve ser diversificado em cada um.
Assim, faz-se necessário analisar o que faz parte do ser, incluindo suas dimensões físicas, culturais, espirituais para ser respeitado; das coisar pertencentes ao grupo do "estar" para ser niveladas. Sabemos que a sociedade pertence ao "estar" e ela precisa ser igualitária para todos que a compõem. Por exemplo, não há justiça social em oferecer educação escolar fundamental de diferente qualidade aos pequenos cidadãos. Por outro lado, as diferenças individuais trazidas no histórico individual precisam ser consideradas para concretizar de forma eficaz a aprendizagem.
Há tempos percebemos o valor de desenvolver capacidades diferenciadas de acordo com as habilidades de cada um. É lógico que todos os alunos não vão se tornar escritores, no entanto todos que passam pela escola precisam de saber redigir os textos básicos que a sociedade exige deles para terem sua cidadania e sua individualidade respeitadas, inclusive a argumentar com fatos tirados das ciências para defenderem seus pontos de vista, como já exigido pelo ENEM.
Portanto, é aqui o lugar onde faz-se necessária uma grande reflexão, tanto por parte do corpo discente como de toda a comunidade envolvida. O respeito ás diferenças não pode ser motivo de baixa qualidade do ensino. Ao contrário, deve ser visto como oportunidade de cada um desenvolver seu potencial básico. Mesmo se todos não forem famosos escritores é aqui que terão adquirido os rudimentos básicos da escrita. Se todos não forem escultores, na aula de artes entenderão que escultura de argila, madeira, metal são obras de merecedoras de nossa admiração. Se todos não são engenheiros vão entender a importância e a exatidão dos cálculos. Aqueles cujas habilidades forem para as áreas práticas terão de verem seu valor na sociedade; porque mesmo nas sociedades mais "evoluídas" a limpeza é tão necessária quanto as grandes descobertas científicas que tornam a vida mais confortável (PARA TODOS); mesmo sabendo que os poucos que detém um potencial criativo inédito podem ser melhor remunerados.
O Laboratório de Informática da Escola Municipal "Erasto de Barros" tem o orgulho de compartilhar em seu blog uma maneira dinâmica e interativa de aprender!
Introdução O corpo humano é dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc). Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso.
Visão
É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.
Audição
É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interprestação daquele som.
Paladar
Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.
Tato
É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.
Olfato
Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.